Wednesday, 10 November 2010

Qual melhor bairro de se viver em Londres?

Este post e uma atualizacao do que foi escrito ha dois anos.

 Greenwich  Park, London, SE



Esta é uma daquelas perguntas do tipo, o que é melhor, laranja ou banana? Quando e uma questao de gosto tudo  é relativo, mas se estamos falando em fatos podemos dizer que uma é mais rica em vitamina C e outra em potássio. O mesmo vale para o tipo de bairro e habitação que se procura.

A primeira questão, a saber, é: qual o seu perfil? Você é solteiro? casado? com filhos? veio para estudar ou trabalhar? ou os dois? qual seu orçamento? por quanto tempo pretende ficar? quais são suas prioridades?
A partir destas respostas você poderá chegar a uma ideia um pouco mais objetiva sobre o melhor bairro para se viver aqui e que tipo de moradia escolher.

Existem áreas elegantes e históricas em Londres, assim como algumas com índice de criminalidade mais alto.Quando dizemos que são áreas mais perigosas me referiro a pequenos assaltos que ocorrem com mais freqüência por distração ou algumas brigas entre gangues.
Existem bairros sofisticados com intensa vida noturna como FULHAN  e CHELSEA e outros como GREENWICH, onde eu moro, que são  residenciais, ideal para famílias por ter um parque enorme, algumas boas escolas e pouco movimento noturno.

Alguns bairros na zona 1, como a RUSSEL SQUARE próximos a Oxford Circus e Totenham Court Road são muito convenientes para quem trabalha na parte central ou gosta da boehia de Soho. Vauxhall que e famoso pela intensa vida noturna Gay e um dos bairros que vem em ascencao se tornando cada vez mais caros e sendo procurado por jovens profissionais bem sucesdidos que querem estar numa area elegante com diversas opcoes de lojas e restaurantes de primeira, alem de poder contar com um excelente sistema de transporte local.

Ha muitos anos ninguem ouvia falar de Bermondsey ou Canada Water e hoje sao um dos mais procurados no South East London principalmente pela proximidade com a area central.  Novos predios estao sendo construidos e antigos edificios do governo estao sendo reformados o que ira valorizar ainda mais esta regiao.Muitos brasileiros migraram para estas areas ,mas cada vez mais fica dificil encontrar um imovel com preco acessivel.

Um dos bairros mais charmosos e verdes de Londres, embora afastado da área central, é RICHMOND  e PUTNEY, mas ai estamos falando em valores muito acima do que a media dos estudantes conseguem ou  querem pagar. A grande maioria vem com um orçamento limitado e mesmo aqueles com maior poder aquisitivo nao se interessam em viver la porque preferem areas centrais.

Ha bairros afastados, em geral bem bucólicos rodeado por florestas onde muitos  encontram a calma e a qualidade de vida que não conseguem na  Londres central. Esta opção é uma questão de preferência pessoal . Na minha opinião se consegue certa qualidade de vida mesmo vivendo ainda na zona 2 ou 3. A zona 1, do norte ao sul, leste a oeste, é bem complicada por causa dos preços dos imóveis e da superpopulação. Existem exceções como a famosa NOTTING HILL e HAMPSTEAD HEATH que são ilhas de tranquilidade no meio do caos urbano.Mas voce paga um alto preco para poder usufruir dessa qualidade.

Minha dica:

Se voce vira a Londres estudar ingles ou fazer qualquer outro curso escolha uma area que fique num raio de 30 min de transporte entre escola e residência. Passar uma hora por dia num metro ou ônibus além de ser perda de tempo é bastante cansativo. Se sua situação for semelhante a minha, casado e com filho em idade escolar, sua análise devera ser mais profunda porque alem de pensar no trabalho, você ainda devera pensar na melhor escola para seu filho e isto você descobre lendo o OFSTED report ,publicado pelo governo anualmente. Neste relatório oficial você saberá tudo sobre o método de ensino, predominância étnica e regional, pontos fracos e fortes, etc. nem sempre é simples porque é preciso ter vagas ou entrar em lista de espera. Como você só pode colocar seu filho em escola pública do mesmo bairro onde irá residir, muitas vezes ele acabará sendo colocado na única que tiver lugar (isso é obrigação do estado).

O que se necessita para alugar um imovel?

Voce devera ter um emprego de tempo integral e provar que sua renda e 2.7x superior ao valor mensal do aluguel. Esta renda podera ser dividida entre os moradores. As agencias e/ou  os proprietarios fazem uma verificacao no seu historico de creditos. Por esta razao  e bastante complicado se alugar um imovel logo na chegada.  O tempo de contrato e em media 12 meses. Eles exigem 1 mes adiantado e 6 semanas de deposito que e retornado no final do contrato. Esse valor fica depositado  numa conta especial chamada DPS. Como e bastante complicado alugar um imovel logo na chegada aconselho sempre a alugar um quarto num "flatshare" ate ter criado um historico pessoal e ter tido boas referencias

Como podem ver, são muitos aspectos a serem considerados antes de responder, qual o melhor bairro em Londres. Outra dica que deixo para saber mais sobre mercado imobiliário de Londres: Visite os maiores portais  clicando em www.rightmove.co.uk  ou www.zoopla.com  e  você encontrará praticamente todos os imóveis sendo negociados por agencias.

15 comments:

  1. Entrei no google e vi o seu blog. Muito interessante e informativo, estamos procurano um apartamente em Londres, e não tínhamos noção da região, já estivemos aí , conhecemos bem Kensington, e os locais turísticos. Obrigada por compartilhar essas informações.

    Saudações.
    Amélia

    ReplyDelete
  2. ola, parabens pelo seu blog, muita informação boa. A minha situação é semelhante a sua, em breve estarei indo pra Londres com minha esposa e filha de 2 anos e meio, com o objetivo de trabalhar e estudar, tirar minha cidadania italiana a fincar as raizes na terra da rainha. o que voce me indicaria? morar num bairro longe do centro ou perto? nao gosto de tumultos, gosto de tranquilidade.
    obrigado e ate mais.

    ReplyDelete
  3. ola parabens.. eu gostei muita da sua informaçao aqui no seu blog..
    minha situaçao ´ir pa londres estudar e trabalhar .. eu ja tenho um curso de cozinha tirei a pouco tempo mas gostava de aprofundar mais e aprender mais a lingua inglesa apesar de saber algumas coisas..
    Qual regia que me aconselharia? eu sou solteiro..

    Obrigado ate mais
    henrique

    ReplyDelete
  4. vou pasear 9 dias em londres com minha esposa
    Qual é o bairro mais central e que a noite possamos sair e passear ?
    procuramos um bairro em que o acesso as lojas seja proximo
    obrigado
    Amaury

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola, para que eu responda necessito seu e-mail.

      Delete
  5. Olá, tudo bem?
    achei seu blog no google gostei muito! Estou em busca de uma informação sobre acomodações e alojamentos em Londres, você diz que depende muito da situação em que nos encontramos e qual seria nosso objetivo. Pois bem, sou solteira tenho 35 anos vou sozinha, para trabalhar e morar em Londres, tenho cidadania Europeia (portuguesa) gostaria muito de morar no centro de repente na zona 2, você me indicaria algum bairro? Agradeço muito. Muito bacana sua atitude de compartilhar tudo isso conosco!! Parabens

    ReplyDelete
  6. Boa tarde Vladimir, adorei seu blog, parabéns. Bom estou morando no japao atualmente, pois estamos tirando a cidadania italiana do meu marido por aqui, acredite aqui no japao, pois vai levar um tempo menor q no Brasil e nao tao caro qt se eu tivesse que ir pra italia, e alem de tudo como sou descendente, podemos trabalhar e juntar uma grana antes de ir pra inglaterra, nos dois somos arquitetos e estamos estudando ingles, mas ainda nao temos um nivel bom, por isso gostaria de saber se há escolar gratuitas de ingles para pessoas que sao europeias?
    Temos a intençao de morar por tempo indeterminado por ai, temos uma filha de 3 anos, todos dizem q somos loucos, mas sempre foi nosso sonho, sabemos q vai ser bem dificil pra nós, inclusive por temos uma filha, mas achamos tb q nao será impossivel, vc tem alguma dica pra nos dar?
    att Erica K. Prado
    Email: ambienttoarquitetura@yahoo.com.br

    ReplyDelete
  7. OI Vladimir... Espero que esteja tudo bem com voce e sua familia.
    Vou dar uma resumida no meu caso,quemsabe voce pode me dar alguma dica.
    Moro em UK a 4 anos (Swindon)... tenho 2 filhas que pretendem daqui a 2 anos ir para universidade em Londres...
    Somo somente nos 3, entao resolvi que o melhor seria me mudar para Londres.... arredores de Londres...
    Aqui eu trabalho de housekeeping em um hotel a 3 anos.
    Moramos aqui em uma casa de 2 dorms, sala, cozinha, wc, enfim uma boa casa,so pra nos 3. por £550 / mes...
    Tb recebo o house benefit q ajuda a pagar o aluguel.
    Ai vai meu problema....
    -Em que zona vc me indicaria para alugar uma casa com valores mais baratos ? com acesso ao metro, claro
    - como devo proceder em relacao ao council e o meu benefico?
    - Sera que consigo um emprego rapido?
    enfim.... nao conheco os bairros de Londres.. chegar ai sem casa pra morar e sem emprego me assusta...
    O que vc me aconselharia??? please..rs
    Parece que 2 anos ainda esta longe.... mas aqui o tempo passa muito rapido....
    Vc poderia me responder em meu e-mail? defema_32@hotmail.com?
    obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vou morar em swindon mas não tenho ideia de onde, nao conheço a cidade. quais são os melhores bairros (residenciais) com acesso a transporte.

      se quiser responder meu email é rocha93@gmail.com

      grato

      Delete
  8. Olá Vladmir, estou indo fazer intercâmbio no bairro Eltham, dizer que é um lugar ótimo e tranquilo. Eu tenho a cidadania italiana. Meu objetivo é ficar ai. Sobre trabalho, sei que depende de vários fatores, a fluência no inglês e escolaridade tb, mas como está o mercado de trabalho ai? Tenho um bom inglês, se consegue trabalho rápido? Abraço...Giuseppe.

    ReplyDelete
  9. Ola Jey, sem seu email nao posso responder..me confirme..
    vakclondon@gmail.com abracos

    ReplyDelete
  10. oi!!!! Parabéns pelo blog!!!
    estou indo fazer um curso em Londres e minha dúvida é em como procurar apartamento. Usa-se agencia aí? paga-se por elas?
    qual o caminho mais fácil e seguro?
    Obrigada!!

    abs.,

    ReplyDelete
  11. o Lari,sem seu email nao consigo respoder

    ReplyDelete
  12. Boa noite Vladimir!
    Estou tentando planejar minha mudanca. Quero ir com a minha esposa ( esta gravida) e um bebe de 10 meses. Estamos buscando literalmente uma educação de qualidade para as crianças e obviamente qualidade de vida para todos.
    Queria saber sobre custo de aluguel de um apto ou casa 2 dormitorios, pelo menos 80m2.

    Espero poder contar com sua ajuda, nada melhor para quem ja vive ai para nos orientar.

    Obrigado

    ReplyDelete
  13. Bom dia, me deixe seu email para poder responder.

    ReplyDelete