domingo, 21 de novembro de 2010

London "on ice"




Um dos programas de lazer mais comuns nesta epoca do ano e patinar no gelo. Existem diversas pistas ao ar livre espalhadas por Londres dos mais variados tamanhos e estilos. Uma das mais elegantes e a da Somerset House e a mais curiosa e a que fica ao lado da Tower Bridge porque e e um enorme contraste uma pista de gelo ao lado de um castelo medieval. A que eu mais frequento pela proximidade de minha casa e a de Canary Wharf que fica em meio aos altos predios deste centro financeiro moderno. Gosto do astral de deslizar sobre gelo com musica e ao lado de muita gente de todas as idades e depois tomar um “mulled wine” para me esquentar sentado num ambiente muito aconchegante que lembra as montanhas canadenses.

A primeira vez que me aventurei a patinar foi no ano passado e fiquei petrificado quando entrei no rink porque parecia que iria levar o maior tombo da minha vida assim que desse o primeiro passo. Mas pouco a pouco fui perdendo o medo e este ano melhorei consideravelmente. Nos que somos do Brasil em geral sempre estamos em desvantagem quando o assunto e esporte de inverno. Aqui as criancas ja nascem com as botas de patins nos pes. Quando chegam na adolescencia ja sao “ master” . O mesmo problema enfrentei quando aprendi a esquiar. Levei alguns bons anos pra conseguir descer pistas mais basicas. Cada ano consigo melhorar um pouco, mas o fator medo e a maior barreira que enfrentamos quando somos adultos. Creio que no fundo tememos nao somente a dor e tudo que implica um acidente onde podemos torcer um tornozelo, romper ligamentos, etc.. mas principalmente o prejuizo que isso ira nos acarretar, afastando de nossas atividades de trabalho ou estudo. Ao menos essa sempre foi minha paranoia, ter que ficar em casa me recuperando , e dependente de alguem, e nao poder ir trabalhar.

Quando crianca temos outra vantagem, a lei da gravidade e mais camarada, ja que estamos mais proximos ao solo e alem disso nossos ossos e ligamentos mais flexiveis. Quando crianca apredemos de forma muito mais natural e sem medo de fazer feio. Felizmente nestas pistas de patinacao vemos de tudo e nao nos sentimos os unicos “iniciantes”. E muito bonito ver pessoas que patinam com destreza e leveza. Fico me perguntando quantos anos foram necessarios para se chegar a esse nivel. Talvez muitos tambem perguntem o mesmo quando veem surfistas pegando ondas, jogadores de futebol fazendo belos dribles ou ginastas fazendo acrobacias.

Se voce nunca patinou no gelo vale a pena tentar porque e um otimo exercicio de equilibrio e a galera se diverte muito.. Em Porto Alegre recordo que so havia uma ou duas pistas montadas no inverno. Em outras cidades como Sao Paulo pode ser que existam, mas nao estou certo quantas e nem onde. Como aqui temos muitas fica dificil evitar de querer aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário