segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Londres e o verao



(texto sem acentuacao)

Estamos chegando ao fim de um verao que foi um dos melhores das ultimas decadas e vou sentir saudades dos grandes momentos que passei com meus amigos e familiares. Alguns amigos de longa data vieram me visitar e foi uma experiencia inesquecivel para eles e para mim tambem. A maioria fica impressionada com a cidade e com tudo que ela oferece. A imagem que a maioria das pessoas tem de Londres e bastante diferente da realidade. A comecar pelo clima, que nao esperam dias tao ensolarados e calidos. Eu costumo dizer que existe duas Londres, a do inverno e a do verao. Muitos irao discordar da minha afiirmacao, mas ambas tem seu charme. O inverno chama para momentos mais intimos, atividades mais caseiras ou locais fechados.E o momento que eu geralmento aproveito pra visitar mais museus, ir a teatros, exposicoes, bibliotecas e ler mais. O verao e o tempo de abusar de pic nic nos parques, andar de bicicleta ate nao aguentar mais, organizar BBQ (churrasco)na casa dos amigos, principalmente quando voce nao tem patio em casa, fazer esportes e mesmo ir aos pubs a beira do Thames para curtir o por do sol la pelas 22h. O astral do entradecer e magico. Nao ha como descrever o sol refletindo nos predios historicos a beira do rio que se mesclam com torres modernas . As pessoas mudam completamente no verao Londrino. Elas se tornam mais alegres, simpaticas e isso contagia a todos.

Quando ouco alguem menosprezar o verao eu contra-argumento dizendo que em primeiro lugar deve-se considerar que este e um pais essencialmente de clima frio e poder usufruir 3 meses de temperatura media entre 16-22 graus, chegando as vezes a 32 graus e um luxo.Quem vive aqui muito tempo se acostuma com estas temperaturas e acaba se sentindo desconfortavel quando volta ao Brasil onde ha cidades com temperaturas acima dos 38 graus no verao como Porto Alegre.

Eu particularmente fui feito para o frio. Nao sei se e porque nasci rodeado pelas Cordilleras dos Andes em pleno outono e vivi quase toda minha vida em Porto Alegre que tem um frio quase que insuportavel no inverno , mas sinto necessidade de sentir o vento gelado na minha pele. Calor demais me deixa mal , desanimado e ate muito irritado. A nao ser, logicamente, que eu esteja na beira do mar, caso contrario nao e meu ideal de conforto. Sendo assim, nao costumo reclamar dos longos 9 meses que passamos quase a zero graus, com poucas horas de sol por dia , mas chega no final de marco e ja estou pedindo tregua. Quem vem viver aqui tem que saber e principalmente esquecer de comparar com o Brasil, seja de qual regiao vier. Veio pra ca, aguente! Se e algo que me incomoda um pouco e escutar pessoas reclamando das coisas aqui sem ver o lado bom de estarem numa das cidades mais incriveis do mundo . Existem mil coisas a explorarem a cada minuto e se queixam que nao tem praia e nem calor. Convenhamos, se buscam isso para serem felizes, sugiro que viajem e vivam nas Ilhas Mauricio, Corsica, Sardenha , Tanzania ou qualquer outro paraiso tropical ou mediterrano.

O lado bom do frio e que e voce pode se dedicar mais aos estudos e leituras sem sentir aquela culpa de que poderia estar na rua aproveitando o sol. Sol tem aqui no iverno, mas nao esquenta mesmo. Apesar de que aqui, como tem turismo o ano todo, o movimento e intenso em qualquer lugar que voce va e faca chuva ou caia neve, a cidade nao para nunca. Que venha o inerno que estamos preparados fisica e psicologicamente... e voce?

Nenhum comentário:

Postar um comentário