segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O drama da acomodação em Londres.. segue tudo igual



Se aqui por um lado temos acesso a muitas coisas e um mundo de atrações por outro lado temos um lado negativo que incomoda a todos que pretendem viver algum tempo na condicao de estudante ou turista : a acomodação.

Nada muda nesse aspecto. O que eu escrevi há alguns meses tende a ficar igual ou mesmo piorar. O custo é sempre alto em relação a qualidade do que você paga. Uma das maiores dificuldades dos brasileiros aqui é viver de forma decente e não pagar muito caro. O que seria viver decentemente? No meu conceito é ter uma moradia com certo conforto, não necessariamente espaçoso, com sistema de aquecimento que funcione bem, com mínimo de moradores compartilhando a casa. A residência deve estar localizada relativamente próxima de algum metro ( ate 15 min a pe ). Em alguns casos o trem funciona muito bem. Viver em casas com muitos moradores, e principalmente brasileiros, não ajuda muito aqueles que necessitam desenvolver a fluência na língua.

Conseguir algo bom e barato e um desafio e tanto. Para piorar ainda mais a situação, temos os famosos sites de classificados como o famoso www.gumtre.com que esta inundado de anúncios falsos e muita gente esta caindo nestas armadilhas. Nunca jamais feche algo sem estar na presença do proprietário do imóvel. Tudo deve ser assinado aqui. Existe uma máfia por trás desses golpes e são na maioria de alguns paises africanos, como a Nigéria. Estes criminosos não estão aqui no pais, por isso e difícil para a policia rastrear e descobrir onde se escondem. Eles tem uma maneira bem característica de anunciar. Usam desculpas do tipo : “Não estou na cidade e para visitar o imóvel preciso ter certeza de que você ira fechar. Para isso, solicito um deposito de valor X através de envio pelo Western Union”, etc.. acredite, muita gente , no desespero de achar algo cai nesse golpe. As maiores vitimas são sem duvidas aqueles que estão recém chegando porque ainda não tem muita noção dos preços dos aluguéis de acordo com cada região. Se você vir algum anuncio oferecendo aluguel de um apartamento de 1 quarto na área de Chelsea, Richmond ou West Hampstead, um dos bairros mais caros de Londres , por £ 160 por semana pode ter certeza de que e roubada.

Aproveito para lembrar que alugar um apartamento sozinho e muito difícil. Se for através de imobiliária e mais complicado ainda porque exigem referencias, 4 semanas de deposito e 4 semanas adiantada. Além disso, irão exigir comprovante de renda. Para quem esta recém chegando se torna uma tarefa quase impossível cumprir com estas exigências e, portanto, alugar um quarto e mais viável e econômico.


Ficar em casa de família e uma opção interessante se você vem estudar através de alguma escola. O tempo máximo que aconselho são de 3 a 4 semanas. Após este período esta opção se torna cara e muito limitante. A vantagem é que estas casas são supervisionadas pelo British Council e possuem um mínimo de padrão de qualidade. Vale aproveitar o tempo livre para procurar e visitar outras residências.

Continuo a sugerir a todos que querem vir para Londres por mais de 4 semanas que considerem ficar uns dias em algum hotel mais econômico ( custo mínimo de um Bed & Breakfast é £ 50 dia) ou casa de família ( na faixa de £ 135 semana) antes de fechar qualquer tipo de acomodação a distância. As chances de decepção são muito grandes e depois de ter pago o mínimo , em geral 3 a 4 semanas de aluguel, não tem como reaver esta quantia.

3 comentários:

  1. Esse é o meu maior medo, ir para Londres..
    e acabar entrando nessa furada --'
    Questão de pesquisar mesmo e ajuntar uma boa grana

    ResponderExcluir
  2. Ola, adorei seu blog apezar de nao ter tido tempo p ler o tanto q eu gostaria. pretendo ir estudar em Londres e os 4 primeiros meses serão em casa de família, a minha preocupaçao é o "Depois". Vou ficar 6 meses. Vc acha fácil achar apartamento p divir com outros estudantes? é facil encontrar emprego?
    Adoraria conversar com vc por e-mail se vc tiver tempo: flaviaavila2@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Vladimir,

    A revista Leros, que e' conhecida da comunidade brasileira em Londres, e que os brasileiros podem pegar gratis em locais onde brasileiros costumam ir como cabeleireiros/restaurantes/bares brasileiros, tem muitos anuncios genuinos de moradia.

    Um abraco,
    Ale

    ResponderExcluir