segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Analisando as escolas com base nos preços


Com base nestes 10 anos na área de ensino internacional e mais duas décadas de convívio com esta cidade, resolvi resumir, de forma um tanto generalista, o que se pode esperar de algumas escolas de acordo com o preço oferecido. Não podemos esquecer que algumas fazem promoções esporádicas e, neste caso, fogem da regra.
Os seguintes itens devem ser observados antes de escolher uma escola. Não e necessário que ela seja perfeita em tudo, mas naquilo que você realmente necessita.

Localização
Metodologia
Reputação
No de alunos por sala de aula
Certificação dos professores
Infra-estrutura
Mix de nacionalidades

Preços e características de escolas para um curso de 42 semanas (10 meses) pela manhã.

Abaixo de £ 1.300: Atendem, sobretudo o mercado latino americano, incluindo brasileiros. Não e preciso comentar que sempre brasileiros e Colombianos irão predominar. Salas de aulas com número acima de 20 alunos e tem alta rotatividade de professores que não acabam se comprometendo e consequentemente a qualidade de ensino decai. Funcionam para pessoas que só buscam o visto como objetivo principal.Localizam-se em áreas centrais como a Oxford Street , de alta circulação e sempre você vai ver panfletagem sendo feita na frente. Acabam atraindo turistas recém chegados ou moradores desavisados. Muitas dessas já começam a perder suas credenciais.

De £1600 a £2000: Atendem o mesmo mercado, mas possuem uma diversidade maior de estrangeiros e a preocupação maior com a questão de ensino , apesar de ter uma infra estrutura relativamente básica. Ainda aqui o numero de brasileiros prevalece ou ao menos se encontram em números expressivos. Localizam-se em áreas centrais, mas também em bairros mais afastados do centro, como zona 3 e ate mesmo 4. Quando isso acontece, é comum o aluno desconsiderar o fator distância e acabar tendo que viajar de 50 minutos a 1 h todos os dias pra chegar na escola e gastar mais com o transporte. Muitas agencias vendem cursos nestas escolas , mas “esquecem” de enfatizar quanto tempo de deslocamento isso ira acarretar diariamente entre escola, casa e trabalho, quando for o caso.

De £2.000 a £ 3.500 Atendem diversos mercados estrangeiros como italianos, franceses, japoneses, espanhóis e alemães. Contudo, os nossos conterrâneos começam a diminuir, restringindo-se a uma camada social mais elevada. Oferecem excelente custo beneficio porque possuem uma forte preocupação com a equipe acadêmica e o recursos didáticos para gerar resultados concretos. Muitos que estudam em escolas deste perfil necessitam ser aprovado em exames de proficiência e o resultados tem que ser garantidos. Localizam-se em áreas centrais, mas em pontos mais charmosos.Tem estrutura tecnológica e espaço físico agradável para propiciar uma interação social como uma boa recepção, terraço ou uma cafeteria. Todos os professores, sem exceção, são certificados e com vivência em outros paises.

De £ 3.500 a £ 5.000: Quase igual ao perfil das escolas acima com qualificação acadêmica alta e excelente infra estrutura, só que alem disso oferecem muitas atividades sociais extra curriculares. São perfeitas para cursos de verão e para interação com pessoas de diversas nacionalidades da Europa e Ásia, principalmente. No geral, são escolas de tradição e excelente reputação. Muitas tem filiais em outros paises como Canadá e Estado Unidos. O preço alto acaba atraindo muitos japoneses que tem como costume atribuir qualidade a preço alto.


A descrição destes perfis não é algo preciso, mas apenas uma generalização do que se pode esperar aqui. Há muitos casos de escolas ruins ainda com preços altos, mas com a vigilância cada vez mais rígida e inspeções surpresas feitas pelo Home Office em alguns anos só restarão escolas que oferecam um mínimo de qualidade. O lado ruim é que como a concorrência ira diminuir os preços certamente deverão aumentar.

Um comentário:

  1. Olá Vladimir!
    Excelente o texto sobre as escolas.
    Como eu te falei, fiz tudo meio correndo e não pude ouvir suas indicações. Pena.
    Quando for a vez do meu filho, com certeza vou usar e abusar dos seus conhecimentos, se assim você permitir.
    Sei que paguei caro e você me tranquilizou quanto ao nível da escola. Mais uma vez, muito obrigada.
    Já está chegando o dia da viagem da minha filha.
    Coração está apertado, mas você não sabe quanto você me ajudou com suas informações a respeito de segurança.
    Ah, o blog ficou lindo com o novo visual.
    Muito bom seu texto sobre a falta de planejamento própria da maioria dos brasileiros.
    Detesto fazer as coisas sem planejar. Fico completamente perdida.
    No caso desta viagem foi uma oportunidade única e em cima da hora, não poderia perder.
    Mas confesso que foi muito estressante olhar tudo em tão pouco tempo.
    Fiz o possível e agora é entregar pra Deus.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir