sábado, 1 de agosto de 2009

Como são tratados os brasileiros na Inglaterra?

O que vou escrever aqui se aplica a todas as perguntas do tipo: Como são tratados os negros, japoneses, brancos, ruivos, amarelos, roxos e todas as cores e raças que existem.

A resposta e muito simples: da mesma maneira. O que significa isso? Que todos são tratados de formas iguais? Não. Assim como você também não e e nem tampouco será, independente de onde viver. O que eu quero dizer aqui e que somos tratados bem ou mal de acordo com a nossa atitude e o ambiente a nossa volta.

E como ficam os brasileiros que foram mal tratados em restaurantes e diversos estabelecimentos aqui? Da mesma forma como ficariam os franceses, italianos, alemães, chineses e ate mesmo os ingleses. Ser bem tratado não e privilegio de algumas nacionalidades e nem muito menos de sua raça. Assim como muitos são bem recebidos nos mesmos lugares que outros não tiveram a mesma sorte. A questão toda vai depender de inúmeros fatores como o humor da pessoa que lhe atender, o tempo que ela dispõe, a forma como você ira abordar ela, do movimento de pessoas que estiverem ao redor, etc. E simplesmente impossível você prever como será tratado , não importa em que canto do mundo estiver. Você já não foi tratado de maneira mais indelicada por algum amigo? parente? Ate mesmo por seus pais? E o que dizer dos irmãos? Quantas vezes já somos tratados de forma indiferente no nosso ambiente familiar ou escolar? Então, o que esperar de uma cidade onde vivem milhões de pessoas e cada uma vinda de uma cultura completamente diferente da outra?

Então, não espere que chegando aqui, todos deverão ser sempre sorrisos, amáveis, felizes por você estar aqui? Concordo que isto seria o ideal, mas infelizmente não e. Ao longo do nosso percurso encontraremos pessoas de todos os tipos e somos nos que devemos buscar o que nos faz bem. Se um atendente for estúpido, ou faltar delicadeza, e seu direito (para mim e um dever) reclamar. Reporte-se ao gerente ou faca uma reclamação por escrito. Sempre irão considerar isso. Comigo já aconteceu algumas vezes e eu reclamei e os funcionários foram repreendidos. Fazendo isso ajudamos a melhorar a qualidade dos serviços prestados ao consumidor.

Nas ruas, muitas vezes pedimos informações para alguém que esta com pressa ou não esta num bom dia e ficamos magoados porque ela não foi simpática. Isso e muito cultural. Ate mesmo no Brasil já vi gente ser antipática na rua dando informações, isso quando não te mandam para o lugar errado.

Para finalizar, digo apenas que jamais considere uma indelicadeza ou frieza como algo pessoal, contra sua nacionalidade, raça ou cor de pele. Esta pessoa teria feito a mesma coisa se fosse alguém do seu próprio pais. O que existe aqui e uma indiferença generalizada. Algo que e muito bom,por um lado, já que ninguém se mete na sua vida e nem te questiona, mas ruim porque faz você se sentir um pouco isolado (para alguns isso e bom também ). Infelizmente, neste ponto eu não poderei ajudar, pois cabe a cada um aprender a entender e conviver com isso.

6 comentários:

  1. Vladimir,

    Parabéns pelo Blog!

    Apesar de já ter retornado ao Brasil há 13 anos - temos quase a mesma idade - após viver alguns anos na Inglaterra, acredito que suas colocações são, além de pertinentes, imparciais e objetivas.

    Tudo de bom!

    Magda

    ResponderExcluir
  2. Oi Vladimir !

    Legal seu blog . Meu nome é Carla, estou pagando um intercâmbio para estudar na Inglaterra. Poderia me dar algumas dicas. Cidades, empregos etc. Até o momento tenho opção a cidade de Brighton , poderia me indicar outras cidades. Quanto a questão de emprego ,como é este acesso para brasileiros?Sou formada em jornalismo vc me indica algum curso legal que eu possa fazer enquanto estiver ai? Vi que vc trabalha com eventos que é em que eu quero me especializar .Teria algum curso nesta área vc indicaria
    Toda informação será apreciada meu contato:
    b.carla28@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. para aluem que está fazendo as malas para londres esse arquivo é muito relevante,concordo quando vc fala que para os que gostam de ter sua privacidade muito bem respeitada londres deve ser um lugar bom para se morar, o que para alguns é isolamento para outros é a grande descoberta do ano; CADA UM NO SEU QUADRADO.

    Anderson Alan

    ResponderExcluir
  4. Em 2002 morei 6 meses em Oxford depois de ter terminado minha graduacao no Brasil. Viajei por muitos lugares na Inglaterra e realmente existe a diferenca entre o jeito brasileiro de ser e do Britanico de transmiti um sorriso. Acho que é coisa de gringo, pois desde 2006 moro nos Estados Unidos(quase ja uma cidada) e continuo com a mesma opiniao. rsrs

    ResponderExcluir
  5. Acho que depende do humor da pessoa em um determinado dia, porque meu pai é muito educado, mas se um estrangeiro o conhecer em um dia ruim, ele vai achar que todo brasileiro é chato, indiferente e resmungão. rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Dercilene Vasconcelos10 de outubro de 2012 09:28

    Muito bom o seu post. Parabéns.

    ResponderExcluir