segunda-feira, 29 de junho de 2009

Os ingleses são frios??

Sobre a pergunta feita por um dos participantes aqui neste espaço sobre os ingleses serem um povo frio ou antipático, esse e um assunto muito interessante e que eu poderia ficar horas debatendo a respeito. No entanto, tentarei ser o mais objetivo possível e vocês tirem suas próprias conclusões.

Em primeiro lugar, quando alguém diz que aqui em Londres os ingleses são deste ou daquele jeito, já começam a generalizar, e de forma errada. Londres e uma cidade cosmopolita, onde milhares de nacionalidades se cruzam e convivem lado a lado. Os que muito aqui são chamados de Indiano, pelos estrangeiros, na verdade são ingleses, filhos de descendentes originários da Índia. O mesmo acontece com os descendentes de países da África. Seia  o mesmo que dizer que no Rio Grande do Sul, os filhos dos imigrantes alemães não são brasileiros, mas alemães. E enorme a confusão que se faz aqui, ainda mais em um pais como esse que absorveu populações de todo mundo.

Então, sendo assim, já não podemos mais dizer que os “ingleses “ são isso ou aquilo porque na verdade, quando alguém faz algum comentário sobre alguém que vive aqui em Londres e preciso se situar com relação a origem da pessoa.

Vamos pensar algo juntos: Londres e uma cidade com mais de 9 milhões de habitantes, sendo que uma grande parcela da população e proveniente de países com enormes diferenças culturais e, mesmo assim, podemos dizer que há uma relação pacifica e harmoniosa, com poucas exceções de preconceitos que ainda existem. Contudo, preconceito e algo que acontece em qualquer canto deste planeta. Mesmo na mais remota cidade. E só você ser diferente da população local e você terá um tratamento diferenciado. (Quanto menor a cidade maior e a dificuldade para aceitar o diferente)

Se alguém vem de uma cidade, principalmente do Brasil, que julga ser simpática e acolhedora, onde os moradores se conhecem, através de elos familiares, profissionais, associações, etc. e lógico que ela terá um choque ao chegar numa capital deste porte. E bastante improvável que alguém abra um belo sorriso para ela ou puxe uma conversa na parada de ônibus. Estamos num lugar onde você tende a se fechar mais, a não confiar em qualquer pessoa e também e muito natural que se demore criar novos laços de amizade. Talvez nunca venha mesmo a ter laços fortes com ninguém aqui. Estes laços se formam muitas vezes ainda na escola e seguem pelo resto da vida. O estudante ou profissional que chega em idade adulta, certamente terá um circulo de amigos muito mais restrito e temporário, já que muitos vem por algum tempo e retornam ao seu pais.

Esta explicação acima e partindo do pressuposto de que não há apenas ingleses aqui, mas povos do mundo todo. Mas, imaginemos que Londres fosse somente tomada por ingleses. Como seria então a cidade?

E preciso entender algo que e fundamental sobre a cultura deles. Ingleses são reservados por natureza, valorizam a privacidade e respeitam seu espaço ( e exigem respeito pelo deles) . Não costumam ser pessoas emotivas. Chorar não e uma pratica comum do homem. São educados e respeitosos no geral, mas são ao mesmo tempo duros e diretos no trato com as pessoas. Não espere muita delicadeza na maneira de chamarem sua atenção quando você cometer algum erro. Vão direto ao ponto, sem rodeios. Isso deixa o brasileiro transtornado porque ele não esta acostumado a esta forma de abordagem tão direta e seria.

Alias, o inglês e um povo serio, no geral. Por isso, diz-se que eles bebem muito, para se soltarem. Não vou entrar neste assunto que da pauta pra muitos livros. O Pub e uma instituição sagrada aqui. Se você quer saber como eles são no dia a dia, frequente um PUB e converse com os seus frequentadores. Você terá uma amostra da maneira de encararem e celebrarem a vida.

Tenho amigos ingleses e são pessoas ótimas. A diferença e que demoram a se abrirem, mas quando isso acontece, você ganha um amigo por toda a vida.

Por isso, dizer que o povo inglês e frio e antipático e simplificar demais o tema. Quase toda grande cidade e fria e antipática. Mas se você vem a uma cidade como Londres, não vem atrás de sorrisos, de delicadeza num metro lotado que voce mal consegue entrar. Você vem atrás de coisas novas e certamente ira encontrar muitas pessoas simpáticas, interessantes, amáveis e caridosas. Alias, as chances são bem maiores do que numa cidade pequena. E só estar aberto ao novo e diferente!!

7 comentários:

  1. Acho que quanto menor a cidade mais a dificuldade de entender algumas coisas que acontecem na vida da gente...
    talvez em londres as pessoas pratiquem mais o "desapego" e talvez fique facil deixar certas coisas pra lá.

    Mais este é um assunto que viravamos a noite discutindo e vc com seu ponto de vista e eu com o meu...
    sabe mesmo sendo diferentes e vc sendo chatinho de tanto q queria discutir alguns assuntos e nao é novidade pra vc que sinto saudades dos nossos papos.
    Gracias angel !

    ( que bom q vc recebeu meu 1 comentario neste blog .. esqueci de assinar o ultimo )

    ResponderExcluir
  2. Vlad
    Contente de savoir de toi!!!
    Tu me manques...et Nicolas est devenu un mec déjà...Anne, elle va bien aussi?
    Gros bisous
    Cris Guimarães

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre pensei que isso fosse um super Mito --'
    e eu me encaixaria nesse mundo *O*

    ResponderExcluir
  4. todo mundo me acha sério, sem graça, seco, acho que deveria ter nacido lá

    eu me encaixaria nesse mundo *O* 2

    ResponderExcluir
  5. então é isso! me sinto um peixe fora d'água aqui neste país.
    ja sinto que tenho sangue inglês.
    sou antipática, séria, introvertida, mas nao deixo de ser educada.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoraria morar em Londres, educação, pontualidade e discrição, são coisas que me fascinam, eu odeio esse "jeitinho brasileiro", isso me enoja. Muitas pessoas dizem que na Inglaterra, Suíça, Áustria eles são fechados, mas depois de fazer amizade é pra sempre, bom não sei se é verdade, mas aqui no Brasil é exatamente o contrário, todo mundo "amostra os dentes" pra todo mundo, e quando menos se espera, uma bela puxada de tapete é certeira, no Brasil todo cuidado é pouco com as pessoas, palavras minhas, nascido e criado no R.J. , que aliás tem uma fama que não condiz, a fama de ser lugar de gente contente, só vejo e só levo patada no meio da cara, e olha que trato as pessoas bem, mas maltratar os outros é "sinal de esperteza" segundo a cultura brasileira, lamentável.

    ResponderExcluir
  7. Jà reparou que quanto mais frio o local(climaticamente falando), mais o povo é frio? Acredito que tenha influencia nao sò isso, mas a història que o povo europeu passou no passado, guerras, perdas, fome, foi formando o caràter das pessoas e passando de geraçao à geraçao.
    Abraços,
    Daphne

    ResponderExcluir