domingo, 21 de junho de 2009

Cursos caros...Para que?

Muitos acham que pagar uma fortuna por uma escola de inglês facilita o visto ou garante melhor aprendizado. Não creiam nisso. Trabalhei mais de 12 anos como especialista em intercambio e professor de inglês de negócios no Brasil e já vi muitos vistos serem negados para alunos que pagaram quase 5 mil libras por um curso de 6 meses. E alem disso, os que conseguiram, não saíram da escola falando muito melhor do que aqueles que pagaram £ 700. Essa questão de preço alto e uma estratégia de marketing adotada por muitas escolas cujo publico alvo são os paises europeus (principalmente Franca e Itália) e Asiáticos (Japão). Os Japoneses, por exemplo, são céticos em relação a cursos baratos. Desconfiam da qualidade. Sendo assim, escolas que visam este mercado necessitam se diferenciar das outras em relação ao preço. Muitos brasileiros caem nessa e acabam pagando caro por algo que pouco ou nada agrega ao resultado final. Não irei citar os nomes dessas escolas, pois e só ver as tarifas na Internet. Algumas são realmente boas, com ambientes finamente decorados e com um bom programa de curso. Contudo, o que vale no final e o empenho pessoal.
Quem quer realmente aprender, consegue em qualquer lugar, ate mesmo em casa, que foi como eu aprendi e acabei me tornando especialista na área de Business. A questão e, para vir como estudante e requisito estar matriculado numa escola. Desta forma, eu sempre vou sugerir que busquem as mais econômicas, porem serias.

Posso passar, a quem interessar, uma lista de algumas que conheço do lado Centro , ou Leste/Oeste.

Pore, antes de eu passar o nome das escolas que eu indico, sempre peco que me dêem o maximo de informações sobre sua viagem para que eu entenda melhor o perfil. Não adianta eu indicar uma excelente escola que custa 2 mil libras por semestre se o aluno só poderá pagar 1 mil. Nem tampouco indicar uma escola que utiliza o método Callan se eu percebo que a dificuldade do aluno não e tanto se expressar, mas sim expandir seu vocabulário que e de nível intermediário. Estes são apenas alguns exemplos das diferenças entre alunos.

Para facilitar nossa comunicação, quando me escrever inclua as seguintes respostas sobre:
1) Idade 2) Cidade que vive 3) Nível de inglês 4) Objetivo da viagem 5) Maior dificuldade na língua 6) quando pretende vir (mês/ano) 7) Quanto tempo pretende estudar 8) tem algum bairro em especial 9) qual verba MAXIMA pro curso 10) Tem amigos aqui 11) Qual tipo de visto terá?

Melhor ainda, como tenho contato em diversas escolas (amigos, ex colegas, conhecidos,etc)ha grande possibilidade que em algumas se consiga algum desconto que nao esta publicado no site e nem e oferecido por agencias)

Analisando as respostas poderei indicar a melhor opção.

Assista esta reportagem sobre Intercambios em Londres,feito pela Globo.
http://is.gd/4FJ4v

15 comentários:

  1. oi vladimir meu email é amanda-guerra@hotmail.com e eu gostaria da lista que vc falou de boas escolhas e nao tao caras!! bjuss

    ResponderExcluir
  2. Oi gostaria de informações sobre a vida em londres, ouvi dizer que os ingleses sao tanto qto frios e nada... mais nada simpaticos.
    Não falam com a gente e não são muito de contato. Gostaria de saber se isso é real ou só coisa da minha cabeça.
    obrigado pela informaçao.
    Sabe é que venho de um lugar onde todos são simpaticos e que adoram conversar... ia achar um tanto estranho essa frieza toda.
    gracias.

    ResponderExcluir
  3. Bruno Gambardella26 de junho de 2009 07:34

    Boa vladimir..
    continue sempre postando essas dicas.. sempre estarei entrando aqui pra conferir..
    vou a londres daqui um mes, todo dica eh sempre bem vinda..
    abracos

    ResponderExcluir
  4. Olá... meu e-mail é carolfockink@hotmail.com se puderes me passar a lista das escolas, agradeço!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ola Vladimir tudo bom ??
    Fiquei muito interessado nessa lista sobre escolas boas e baratas... se possivel me mande no e-mail...bio_biomarinha@hotmail.com!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  6. E ai Vladimir blza? gosaria de saber se poderia me enviar a lista de escolas que comentou,mais baratas e com uma qualidade razoavel, e-mail: carlosesalmeida@yahoo.com.br
    Parabens pelo blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Opa, meu nome é Reinaldo, eu tenho 18 anos e moro em Maceió, meu nível de inglês é upper intermediate, meu objetivo na viagem é conhecer a cultura britânica e explorá-la, tenho uma mente muito aberta o que me faz ser facilmente adaptável, também estou interessado em fazer um preparatório para CAE, minha maior dificuldade na língua é a gramática escrita, se eu for, vou em Janeiro de 2010 e pretendo estudar 6 meses, de preferência eu procuro acomodação na Zona 1, mas se na zona 2 for um preço mais acessível tudo bem, então o curso respectivamente tem que ser nessas zonas, procuro um curso creditado pelo British Council e com preço de na média 700 libras, não conheço ninguém por lá.
    se vc puder me enviar informações relativas à isso, meu e-mail é xeneize-rei@hotmail.com
    Muito bom o seu blog!
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá Vadimir!!Adorei seu blog!!
    Bem, Será q vc pode me dar uma ajudinha?? To indo pra Londres em outubro, vou ficar na casa de uma amiga em "bermondsey" ficarei no maximo 2 meses e meio e quero aproveitar para estudar inglês, meu nivel é iniciante, e como vou ficar pouco tempo, quero achar uma escola q seja boa,pra eu aprender o basico, mas tbm nao tao cara! Tenho nacionalidade portuguesa...
    bjnho, obrigada!!
    Daniele danielegoisv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi pessoal,

    Vladimir, parabéns pelo Blog, muito bom. Além de concordar com os comentários acima, trago uma novidade: pra todo mundo que quer estudar na Europa ganhando uma Bolsa de Estudos, uma ótima dica é o Livro “7 PASSOS PARA GANHR UMA BOLSA DE ESTUDOS NA EUROPA”.

    Lá estão todas as informações sobre como se candidatar, como aumentar suas chances, tudo sobre as documentações além das listas completas de Universidades e Programas de Bolsas de Estudos para todos os países da Europa. O livro é bem baratinho, e vale muito a pena, mesmo!

    O site é www.bolsasdeestudos.com.br

    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  10. Ola Vladimir,
    Tenho 26 anos, moro em Sao Paulo e meu ingles e upper intermediate. Vou na segunda semana de out-09 para ficar extamente 1 mes. Meu objetivo e aprimorar o idioma, principalmente gramatica, e fazer um turismo basico. Vou ficar na casa do meu irmao q esta morando no centro de Londres (zona 1). Pretendo gastar no maximo 800 libras. Se puder me enviar dicas de cursos, meu email e kamilaadm@yahoo.com.br.
    Obrigada!!!
    Kamila

    ResponderExcluir
  11. olá Vladimir,
    adorei as dicas.
    se poder encaminhar a lista das escolas.....
    pretendo estudar em Londres mas estou pesquisando muito antes.
    quero aprimorar meu inglês pq está me fazendo falta profissionalmente.
    pretendo ficar 1 ano e trabalhar para me manter.
    meu e-mail é mimi_anjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. eiiiii :D
    fiquei muito interessada nesta lista de escolas boas e baratas :D
    pretendo ir ano que vem, n gostaria de gastar muito,pretendo ir para 1 ano, gostaria de estar pagando no max uns 3mil por curso+ estadia 2semanas ^^. o dinheiro para me manter durante este período já terei quando solicitar o visto, então quanto mais dicas também vc puder me dar inclusive de bairros.. li os seus posts sobre o assunto e fiquei muito interessada.
    meu email: blindmymind@gmail.com
    obrigada;
    Tha

    ResponderExcluir
  13. olá vladimir,sou portuguesa e pretendo ir para inglaterra no final de outubro aprender ingles e gostari que se fosse possivel me enviasses esta lista de escolas mais baratas.O meu email é kordoves@gmail.com
    abraço

    ResponderExcluir
  14. ola , espero k estejas bem. olha venho por este meio solicitar a tua ajuda no sentido de me orientar no seguinte:
    Chamam me de yadmilde tenho 19 anos de idade sou ANGOLANO e vivo mesmo ca em angola . olha terminei o ensino medio este ano e pretendo estudar em londres ja em 2010 , e entao eu quro ter o maximo de informações possiveis para k eu possa realizar este meu sonho , a principio eu ja falo um pouco a lingua inglesa .olha se4 poderes me adicionar em qualquer desses sites para que possamos conversar melhor o meu email é yadmilderico@hotmail.com ,, isto serve para ( msn , facebook; orkut ; my space; hi5; beashare etc, ) olha nunca desista de fazer isto k tu fazes ou seja de publicar as tuas experiencias no teu blog , pork tu nesse momento és como uma luz pra realizar o sonho de muita gente .. GOD BLESS YOU

    ResponderExcluir
  15. Debi (deborasw@terra.com.br )13 de janeiro de 2010 04:19

    Olá... gostaria de saber indicações de cursos que eu poderia fazer...
    Informações: 1) 16 anos
    2) Vivo em São Paulo
    3) O nível do meu inglês é entre intermediário e avançado
    4) Meu objetivo pra viajem é melhorar o inglês, viver lá por 1 mês pra ver se vou gostar, porque pretendo tentar morar aí quando tiver idade suficiente... já passei uma semana aí conhecendo um pouco a cidade
    5) Minha maior dificuldade na língua é com relação à vocabulário (de ouvido sou muito boa com o sotaque americano, mas nem tanto britânico, apesar de preferir)
    6) Pretendo ir em Julho/2010
    7) Pretendo estudar cerca de 4 semanas
    8) Não queria nada muito próximo do centro, mas razoavelmente perto... gosto muito das escolas pro lado de Kensington num geral...
    9) Verba máxima pro curso... não sei algo entre R$7000 e R$10.000 no maximo (quanto menos, melhor... mas realmente quero bastante qualidade)
    10) Não, acredito não ter conhecidos por aí

    Sabe me dizer algo sobre uma escola chamada St. Giles, France King e Embassy CES?

    Obrigada, aguardo contato

    ResponderExcluir